Produção bibliográfica
Capítulos de livros:
GODINHO, B. S. S. Problemáticas da historiografia da alquimia. In: MOTTA, Márcia Maria Menendes et al (org.). Diálogos com a História 2. Trabalhos apresentados na 3ª Semana de História da UFF. Niterói: PPGH-UFF, 2016, p. 159-166.
Textos em anais:
GODINHO, B. S. S. O conflito dos discursos em torno da alquimia no fim da Idade Média. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do Simpósio Nacional de História – contra os preconceitos: história e democracia, 2017, p. 1-11.
GODINHO, B. S. S. As faces da alquimia: ciência, religião e cultura. In: XI Semana de História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Relações de Poder: crise, democracia e possibilidades, 2016, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PPGH-UERJ, 2016, v. 1, p. 305-314.
Traduções:
NEWMAN, William R. Tecnologia e debate sobre alquimia na Baixa Idade Média. Signum – ABREM, vol. 17, n. 1, 2016, p. 314-346.
Eduardo Henrik Aubert
Livros publicados:
AUBERT, E. H.; RANKIN, S. K. (Org.) . Notarum Figura: l’écriture musicale et le monde des signes au 9e siècle. XL. ed. Solesmes: Éditions de Solesmes, 2013.
AUBERT, E. H.. Vidas de Dante: escritos biográficos dos séculos XIV e XV. São Paulo: Ateliê, 2011.
Capítulos de livros:
AUBERT, E. H.. Gestes et postures corporelles. In: Jérôme Baschet; Pierre-Olivier Dittmar. (Org.). Les images dans l’Occident médiéval. Turnhout: Brepols, 2015, p. 100-125.
AUBERT, E. H.. Identité, échange, transformation: genèse de la notation musicale clunisienne. In: Dominique Iogna-Prat; Michel Lauwers; Florian Mazel; Isabelle Rosé. (Org.). Cluny: les moines et la société au premier âge féodal. 1ed.Rennes: PUR, 2013, p. 145-165.
AUBERT, E. H.; BONNE, J. . Quand voir fait chanter. Images et neumes dans le tonaire du ms. BNF latin 1118: entre performance et performativité. In: Alain Dirkens; Gil Bartholeyns; Thomas Golsenne. (Org.). La performance des images. Bruxelles: Université Libre de Bruxelles, 2010, p. 225-242.
AUBERT, E. H.; ASFORA, W. C. ; CASTANHO, G. C. G. . L’histoire médiévale au Brésil: structure d’un champ disciplinaire. In: Eliana Magnani. (Org.). Le Moyen Age vu d’ailleurs. Dijon: Editions Universitaires de Dijon, 2010, p. 53-118.
AUBERT, E. H.. Ao raiar do dia, em dois quartos escuros, em alguma parte da Noruega: reflexões sobre Kristin Lavransdatter e as reescritas do passado. In: Lênia Márcia de Medeiros Mongelli; José Rivair Macedo. (Org.). A Idade Média no cinema. São Paulo: Ateliê, 2009, p. 223-257.
AUBERT, E. H.. Locating the sound of the medieval voice: an analytical framework. In: Lorna Bleach; Katariina Närä; Sian Prosser; Paola Scarpini. (Org.). In search of the medieval voice: expressions of identity in the Middle Ages. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2009, p. 19-33.
AUBERT, E. H.. Dante e a biografia histórica: um ensaio. In: Ruy de Oliveira Andrade Filho. (Org.). Relações de poder, educação e cultura na Antigüidade e Idade Média: estudos em homenagem ao Professor Daniel Valle Ribeiro. Santana do Parnaíba: Solis, 2005, p. 115-123.
Artigos em periódicos:
AUBERT, E. H. Reflexões sobre a imagem como gesto: apontamentos a partir do manuscrito Paris, BnF, latin, 9449. Revista de Historia (USP), v. 172, p. 1-35, 2015.
AUBERT, E. H. Deux feuillets inédits d’un antiphonaire de Cluny du 11e siècle: les fragments Solesmes A.3/A.4 et A.5/A.6. Études grégoriennes, v. 41, p. 1-35, 2014.
AUBERT, E. H. When the Roman Liturgy Became Frankish: Sound, Performance and Sublation in the Eighth and Ninth Centuries. Études grégoriennes, v. 40, p. 57-160, 2013.
AUBERT, E. H. Apontamentos sobre a legitimidade atual da história medieval tecidos no entorno de uma obra recente. Medievalista Online, v. 14, p. 1-34, 2013.
AUBERT, E. H. Nova clunisiana : les feuillets de garde du manuscrit BnF nal 1236 et la création de la liturgie clunisienne. Bulletin du Centre d’Études Médiévales d’Auxerre, v. 16, p. 1, 2012.
AUBERT, E. H. Ut pictura notarum figura : la notation neumatique à la lumière des images et vice-versa. Perspective. La revue de l’INHA, v. 2012-2, p. 393-400, 2012.
AUBERT, E. H.; SAULNIER, D. Les graphies neumatiques modifiées avec angle droit dans le Graduel de Cluny (Paris BnF lat. 1087). Études grégoriennes, v. 39, p. 125-148, 2012.
AUBERT, E. H. A história em trajes de brocado. Forma, tempo e processo em Johan Huizinga e Herbert Grundmann. Signum (São Paulo), v. 12, p. 1-37, 2011.
AUBERT, E. H. Scribes at Work : Codicology, Palaeography and the Making of a Music Book in Eleventh-Century Cluny (BNF, lat. 1087). Études grégoriennes, v. XXXVII, p. 47-84, 2011.
AUBERT, E. H. Mediação e Medialização: o Cartulário do Colégio de Hubant e a Teoria do Laço Social. Revista de História (USP), v. 165, p. 151-191, 2011.
AUBERT, E. H. Planos ontológicos e processualidade em O outono da Idade Média. Revista USP, v. 90, p. 218-229, 2011.
AUBERT, E. H. Ecrire le chant à Cluny. L’Archéo-Thema, v. 7, p. 46-51, 2010.
AUBERT, E. H.; MAGNANI, E. ; RUSSO, D. Le manuscrit 1 de Semur-en-Auxois. Bulletin du Centre d’études médiévales d’Auxerre, v. 14, p. 101-112, 2010.
AUBERT, E. H. L’anthropologie historique par le détour de la musicologie : une ethnomusicologie historique du Moyen Âge est-elle souhaitable ?. Atelier du Centre de Recherches Historiques, v. 6, p. 2, 2010.
AUBERT, E. H. O som e seus sentidos no Ordo ad consecrandum et coronandum regem. Bulletin du Centre d’Études Médiévales d’Auxerre, v. 2, p. 7, 2009.
AUBERT, E. H.; MAGNANI, E. ; RUSSO, D. Histoire du manuscrit médiéval: transmission des textes, des chants, compositions peintes et décors. Le manuscrit 1 de la Bibliothèque municipale de Semur-en-Auxois au miroir de ses manuscrits ‘voisins’. Bulletin du Centre d’études médiévales d’Auxerre, v. 13, p. 143-155, 2009.
AUBERT, E. H. Uma sociedade fragmentada e fundamentalmente una: a sociedade feudal e La société féodale. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 14, p. 169-194, 2009.
AUBERT, E. H. A música do ponto de vista do nativo: um ensaio bibliográfico. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 50, 1, p. 271-312, 2008.
AUBERT, E. H.; ASFORA, W. C. ; CASTANHO, G. C. G. Faire l’histoire du Moyen Age au Brésil. Bulletin du Centre d’Études Médiévales d’Auxerre, v. 12, p. 156-172, 2008.
AUBERT, E. H. Le son et ses sens. L’ordo ad consecrandum et coronandum regem (v. 1250). Annales E. S. C. (Paris), v. 62, 2, p. 387-411, 2007.
AUBERT, E. H. Entre Cocuce e Cocanha: percurso de um diálogo. Revista de História (USP), v. 148, p. 47-82, 2003.
Gabriel Alves Pereira
Artigos em periódicos:
ALVES, Gabriel. Um iluminador ‘quase desconhecido’: Mahiet e suas características no Breviário de Marie de Saint Pol. Revista Dia-Logos, v. 12, p. 1-14, 2018.
ALVES, Gabriel. Práticas escritas e sociedade: algumas considerações sobre antagonismos culturais na ornamentação do breviário de Marie de Saint Pol. Revista Ars Histórica, v. 15, p. 113-132, 2017.
Gabriel Castanho
Livros:
CASTANHO, G. O Cônego e o Eremita. Retórica, religião e sociedade (Chartres, 1120-1150). São Paulo: Annablume, 2021.
Capítulos de livros:
CASTANHO, G. Le ressentiment et les usages de l’histoire : Jair Bolsonaro entre la peur et la rage. Écrire L’histoire. 1ed. Paris: CNRS Éditions, 2021, v. 20-21, p. 245-249.
CASTANHO, G. Bento de Núrsia. In: NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa; SOUZA, Guilherme Queiroz de. (Org.). Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos: A Idade Média em Trajetórias. 1ed.Goiânia: Editora Tempestiva, 2020, v. 1, p. 73-79.
CASTANHO, G. Uma breve História do esquecimento na Idade Média: ensaio de historicidade medieval. In: ALVES, G.; HOFFMANN, R.. (Org.). Memória. Questões historiográficas e metodológicas.. 1ed.Rio de Jeneiro: Autografia, 2019, p. 87-102.
CASTANHO, G. Viva em grupo ou morra sozinho: a utilidade do outro nas Meditações de Guigo Io, Prior da Grande Cartuxa (1109-1136). In: Gracilda Alves; Bruno Marconi da Costa. (Org.). Poder, Religião e Sociedade na História. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2018, v. , p. 143-158.
CASTANHO, G. Le vocabulaire de la solitude et la réforme chez les grandmontains. Florian MAZEL. (Org.). Cahiers de Fanjeaux (48). La Réforme Grégorienne dans le Midi (milieu XIe – début XIIIe siècle). 48ed. Toulouse: Privat, 2013, v. 48, p. 113-129.
Artigos em periódicos:
CASTANHO, G. Das palavras se alimenta o historiador: reflexões sobre os usos da semântica histórica no estudo da Idade Média. Medievalis, v. 10, p. 1-15, 2021.
CASTANHO, G. A construção de uma comunidade sensível: corpo, afeto e emoção nos escritos de Guigo I (Grande Cartuxa, 1109-1136). In: Pasado Abierto. Revista del CEHis. Nº9. Mar del Plata, 2019 (DOSSIER: Sentidos y Emociones con Historia).
CASTANHO, G. A Hegemonia das margens: a obra de Jacques Le Goff no início do século XXI. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 37, p. 1-26, 2018.
CASTANHO, G. Dans la solitude des autres : pour une histoire sociale et politique du concept de solitudo au Moyen Âge. In: Bulletin du Centre d’Études Médiévales d’Auxerre, 22.2, 2016.
CASTANHO, G. Regime de discurso e laços sociais: o silêncio e a escrita monástica na primeira metade do século XII. In: Revista Religião e Sociedade, 36(1): 56-73, 2016.
CASTANHO, G. Por uma sociologia da solidão medieval: isolamento, sociedade e religião em contexto normativo monástico (mundo latino, séculos IV-XII)”. Revista Signum, v. 16, p. 196-214, 2015.
CASTANHO, G. A polissemia (social) do deserto: uma história do tópos histórico e historiográfico da solidão monástica no contexto latino medieval. Revista de História (São Paulo), n. 173, p. 115-139, jul.-dez., 2015.
CASTANHO, G.; ASFORA, W. C. ; AUBERT, E. H. . L’histoire médiévale au Brésil. Structure d’un champ disciplinaire. In: Eliana Magnani. (Org.). Le Moyen Âge vu d’ailleurs: voix croisées d’Amérique latine et d’Europe. 1ed.Dijon: Éditions Universitaires de Dijon, 2010, v. , p. 53-118.
Leandro César S. Neves
Capítulos de livros:
NEVES, Leandro César S. “Kiev.” In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed.São Paulo: Hedra, 2018, p. 453-455.
NEVES, Leandro César S. “Olga de Kiev.” In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed.São Paulo: Hedra, 2018, p. 551-555.
NEVES, Leandro César S. “Rus.” In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed.São Paulo: Hedra, 2018, p. 610-612.
NEVES, Leandro César S. “Rússia da Era Viking.” In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed.São Paulo: Hedra, 2018, p. 612-616.
NEVES, Leandro César S. “Varegues.” In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed.São Paulo: Hedra, 2018, p. 698-702
NEVES, Leandro César S. “Crônica dos Anos Passados”. In: Johnni Langer (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed. São Paulo: Hedra, 2018, p. 161-168.
NEVES, Leandro César S. “Mikligardr. In: Johnni Langer (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed. São Paulo: Hedra, 2018, p. 502-505.
NEVES, Leandro César S. “Novgorod”. In: Johnni Langer (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed. São Paulo: Hedra, 2018, p. 543-546
NEVES, Leandro César S. “Staraja Ladoga”. In: Johnni Langer (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed. São Paulo: Hedra, 2018, p. 652-654.
NEVES, Leandro César S. “Vladimir I de Kiev”. In: Johnni Langer (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. 1ed. São Paulo: Hedra, 2018, p. 786-788.
Artigos em periódicos
NEVES, Leandro César S. Authority over the sacred and the Institutionalization of the Rusian Church (XI-XII Centuries) / Vlast nad svyaschennym i institutsionalizatsiya Russkoy Tserkvi. Novogardia, v. 1 (9), p. 79-102, 2021.
NEVES, Leandro César S. “Por que não falas como todos os cristãos?” Retórica e aneclesiamento na epístola de João II de Kiev (c. 1076-1089) ao “antipapa” Clemente III (1080-1100). Humanidades em Revista, v. 2, p. 55-67, 2021.
NEVES, Leandro César S. The Construction (and Destruction) of the Rusian Church according to Serapion of Vladimir. Paleorosia. Ancient Rus in time, in personalities, in ideas, v. 1 (12), p. 131-139, 2020.
NEVES, Leandro César S. The «anecclesing» of the Latin Church in metropolitan polemical writings (XI century) / «Aneklezivnost» Latinskoi Tserkvi v mitropolitchnix polemitcheskix trudax (XI v.). Novogardia, v. 2 (6), p. 37-56, 2020.
Maria Cristina C. L. Pereira
Livros:
PEREIRA, Maria Cristina C. L. Pensamento em imagem. Montagens topo-lógicas no claustro de Moissac. São Paulo: Intermeios, 2016.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. (org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: Editora da UNIFAP, 2017
Capítulos de livros:
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “O discurso moralizador das margens nos manuscritos iluminados no Ocidente medieval”. In: FRANÇA, Jean-Marcel Carvalho; PEREIRA, Milena da Silveira. Por escrito. Lições e relatos do mundo luso-brasileiro. São Carlos: EdUFSCar, 2018, p. 15-41.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “La sculpture monumentale: l’image dans le monastère”. In: BASCHET, Jérôme ; DITTMAR, Pierre-Olivier (Org.). Les images dans l’Occident médiéval. Turnhout: Brepols, 2015, p. 83-96. ISBN: 9782503551586
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Imagens de mulheres artistas no Ocidente medieval”. In: Cristina Stevens, Susane Rodrigues de Oliveira e Valeska Zanello (Org.). Estudos feministas e de gênero: articulações e perspectivas. Florianópolis: Mulheres, 2014, p. 340-352.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Sobre criação e autoria: as ‘assinaturas’ epigráficas no Ocidente medieval”. In: OLIVEIRA, Terezinha (Org.). Conhecimento e educação no Medievo. São Luís: EdUEMA, 2012, p. 103-111.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Da conexidade entre texto e imagem no Ocidente medieval”. In: OLIVEIRA, Terezinha; VISALLI, Angelita (Org.). Leituras e imagens da Idade Média. Maringá: Eduem, 2011, p. 131-148.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Imagem e pensamento na Idade Média ocidental”. In: GUIMARÃES, Aissa (Org.). Filosofia da arte.1 ed. Vitória: UFES-Nead, 2011, p. 64-82.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “La letra y la hoja: las iniciales ornamentadas de la Biblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM Dijon 2)”. In: FOGELMAN, Patricia (Org.). Religiosidad, cultura y poder. Temas y problemas de la historiografía reciente. Buenos Aires: Lumière, 2011, p. 47-59.
MAGNANI, E.; ALMEIDA, N. B.; BADIA, P. C.; GUIANCE, A.; BASTOS, M. J. M.; DONAT, L. R.; PEREIRA, Maria Cristina C. L.; SILVA, M. C. “Être historien du Moyen Âge en Amérique Latine en début du XXIe siècle”. In: Être historien du Moyen Âge au XXIe siècle. Paris: Publications de la Sorbonne, 2008, p. 71-92.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Syntaxe et place des images dans le cloître de Moissac. L’apport des méthodes graphiques”. In: KLEIN, Peter K. (Org.). Der mittelaterliche Kreuzgang. Regensburg: Schnell und Steiner, 2003, p. 212-219.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Le lieu et les images. Les sculptures de la galerie est du cloître de Moissac”. In: HÜLSEN-ESCH, Andrea von; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). Die Methodik der Bildinterpretation / Les méthodes de l’interprétation de l’image ed.Göttingen: Max-Planck-Instituts für Geschichte, 2002, v.2, p. 415-470.
Artigos em periódicos
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “The painter of ornaments: medieval images of the artist at work”. Revista de História da Arte 8, 2019, p.120-127.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “A arquitetura no/do livro na Antiguidade Tardia: a ornamentação dos primeiros códices cristãos latinos”. História (São Paulo. Online) 36, 2017, p. 1-27
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “O revivalismo medieval pelas lentes do gênero: as fotografias de Julia Margaret Cameron para a obra The Idylls of the King e outros poemas de Alfred Tennyson”. Domínios da imagem 11, 2017.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Exposition des ymages des figures qui sunt: discursos sobre imagens no Ocidente medieval”. Antíteses (Londrina) 9, 2016, p. 30-54.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Pixo, logo assusto; ilumino, logo seduzo: a ornamentalidade das letras na contemporaneidade e na Idade Média”. Revista Arte & Ensaios 32, 2016, p. 92-101.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac”. Revista de História (USP) 165, 2011, p. 73-91.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Paradisus corporalis est quies claustralis: usos e sentidos do claustro beneditino no Ocidente medieval”. Acta Scientiarum. Education (Online) 33, 2011, p. 71-76.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “O trabalho dos detalhes: sobre uma escultura da estigmatização de São Francisco no Museu de Arte Sacra de São Paulo”. Imagem Brasileira 6, 2011, p. 69-77.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “A ornamentalidade do sangue nas imagens do cristo da paixão tardo-medievais e barrocas”. Imagem Brasileira 5, 2009, p. 220-228.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Poderes e utilizações das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp”. Imagem Brasileira 4, 2009, p. 167-172
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Criação divina: as imagens acheiropoiéticas na cultura cristã”. Farol (Vitória) 8, 2008, p. 128-136.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Les images-piliers du cloître de Moissac”. Bulletin du Centre d’études médiévales d’Auxerre 2, 2008, p. 9212.
PEREIRA, Maria Cristina C. L.; FERREIRA, Rachel Diniz. “Um caso de homonímia sacra: o orago da igreja de São Gonçalo (Vitória – ES)”. Farol (Vitória) 7, 2006, p. 68-77.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Do mito à história sagrada: a construção da imagem da Imaculada Conceição”. Sofia (Vitória) 10, 2005, p. 231-244.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “Memória de pedra: os pilares centrais das galerias leste e oeste do claustro de Moissac”. Farol (Vitória) 3, 2003, p. 74-89.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. “As esculturas do claustro de Moissac: lógicas de representação e funções das imagens”. Signum (São Paulo) 1, 1999, p. 45-75.
Matheus Brum Domingues Dettmann
DETTMANN, M. B. D. O GUAYCURU e a divulgação de ideais federalistas e republicanos na Bahia do princípio do Segundo Reinado. REVISTA HISTORIADOR, n. 10, p.178 – 192, 2018.
DETTMANN, M. B. D. A guerra e a política externa do mundo anglo-normando In: III Simpósio Nacional de História Militar, 2018, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do III Simpósio Nacional de História Milita, 2018. v.3.
DETTMANN, M. B. D. A Evolução das Relações Exteriores Normandas e o Surgimento da Rivalidade entre os Reinos da França e da Inglaterra. Revista Mundo Livre, v.5, p.103 – 120, 2019.
DETTMANN, M. B. D. A Política externa normanda e a conquista da Inglaterra em 1066 In: VI Semana de História da UFF, 2018, Niterói. Anais da 6ª Semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2019. p.183 – 191
DETTMANN, M. B. D. De Bayeux a Laon: Ricardo, o Destemido e a construção de alianças políticas com escandinavos e francos. SCANDIA: JOURNAL OF MEDIEVAL NORSE STUDIES, n. 3, p.595 – 624, 2020.
DETTMANN, M.B.D. A Normandia entre dois mundos: As relações políticas de Ricardo, o destemido com francos e escandinavos. Revista Ars Histórica, v. 21, p. 147-171, 2021.
DETTMANN, M.B.D. Guilherme, Espada-Longa: Um príncipe franco ou uma liderança escandinava? In: XIX Jornada de estudos antigos e medievais IX Jornada internacional de estudos antigos e medievais, 2021. Anais da XIX Jornada de estudos antigos e medievais IX Jornada internacional de estudos antigos e medievais, 2021, 428-439.
Ricardo Garcia
Monografia de Graduação:
GARCIA, Ricardo Marques Ramalho. A Fantasia da raça: o Medievalesco no videogame The Elder Scrolls V: Skyrim. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Rio de Janeiro: Instituto de História, UFRJ, 2021.
Wanessa Asfora Nadler
Livros:
ASFORA, Wanessa. Apício. História da incorporação de um livro de cozinha na Alta Idade Média. São Paulo: Alameda, 2014.
Capítulos de Livros:
ASFORA NADLER, Wanessa. Apício como opus medicinale na Itália do Século XV: estudo de caso a partir de três manuscritos fiorentinos. In: SOARES, Carmen; GOMES, Cilene da Silva Ribeiro (eds.). Mesas luso-brasileiras: alimentação, saúde e cultura. Coimbra: Coimbra University Press, 2018, pp. 37-59.
ALGRANTI, Leila; ASFORA, Wanessa. Luís da Câmara Cascudo e a Emente Portuguesa: a contribuição de Portugal na construção do pensamento sobre a cozinha brasileira. In: SOARES, Carmen; COUTINHO, Irene (eds.). Ensaios sobre Patrimônio Alimentar Luso-brasileiro. Coimbra/São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume, 2014,p. 253-273.
ASFORA, Wanessa. O garo na Alta Idade Média: investigações preliminares. In: MOURA, Maria Aparecida Soares; CARVALHO, Margarida; LOPES, Maria-Aparecida. (Org.). Consumo e Abastecimento na História. São Paulo: Alameda Editorial, 2011, p. 89-113.
ASFORA, Wanessa; AUBERT, Eduardo Henrik; CASTANHO, Gabriel. L´histoire médiévale au Brésil. Structure d’un champ disciplinaire. In: MAGNANI, Eliana. (Org.). Le Moyen Âge vu d’ailleurs: voix croisées d’Amérique latine et d’Europe. Dijon: Éd. universitaires de Dijon, 2010, p. 39-118.
ASFORA, Wanessa. A Navigatio Sancti Brendani e a reforma de Gorze-Trier: possíveis articulações. In: ANDRADE FILHO, Ruy. (Org.). Relações de poder, educação e cultura na Antiguidade e Idade Média. Santana do Parnaíba: Solis, 2005, p. 459-467
Artigos em Periódicos:
ASFORA NADLER, Wanessa. O lugar de um livro de cozinha em uma biblioteca pública renascentista: estudo sobre o De re coquinaria, atribuído a Apício, a partir do manuscrito laurenziano Plut. 73.20. Anais do Museu Paulista, v.26, 2018, pp. 1-21.
ASFORA NADLER, Wanessa. Collecting and Interpreting Apicius in Fifteenth-Century Italy. Manuscript Tradition and Circulation of Culinary/Dietary Knowledge. Food&History, v. 14, 2016, pp. 183-203.
ASFORA, Wanessa; SALDARRIAGA, Gregorio. Recent Trends in Food History Research in Ibero-America: 2014-2016, Food&History, v. 13, 2016, pp. 285-290.
ASFORA, Wanessa. Reflexões teóricas e metodológicas acerca dos manuscritos medievais de « De re coquinaria » para a história da alimentação na Alta Idade Média. Bulletin du Centre d’Études Médiévales d’Auxerre, v. hds, p. document8752, 2008.
ASFORA, Wanessa; AUBERT, Eduardo Henrik; CASTANHO, Gabriel. Faire l’Histoire du Moyen Age au Brésil: fondements, structures, développements. Bulletin du Centre d’Études Médiévales d’Auxerre, v. 12, p. document6602, 2008.
Textos em anais:
ASFORA, Wanessa. Apicius in the Early Medieval Manuscripts: Medieval or Roman Cookery Book? Atti delle Settimane della Fondazione Centro Italiano di Studi sull’Alto Medioevo, v. 63, p. 493-517, 2016.
Willian Vidal Reis
Dissertação:
REIS, Willian Vidal. Os lugares da magia na Legenda Aurea de Jacopo de Varazze: semântica, retórica e polêmica. 2021. 165 p. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Rio de Janeiro, 2020.
Artigos publicados em periódicos:
RANGEL, J. G. L; REIS, W. V. A ordem dominicana e a construção de uma sociedade persecutória: os casos de magia e heresia na Legenda Áurea. FRONTEIRAS & DEBATES, v. 5, n. 2, p.41-50, 2019.
REIS, Willian Vidal. Considerações acerca da relação entre Cristianismo e Magia nos estudos medievais. Revista Ars Histórica, v.15, p. 188-198, 2017.
Texto em anais:
REIS, Willian Vidal. A magia na Legenda Áurea: notas de uma pesquisa em andamento. In: XIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2018, Rio de Janeiro. Anais da Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, v. 3, Rio de Janeiro, 2018.