Encontros Internacionais do LATHIMM


Atual:

PROGRAMAÇÃO:

As atividades acontecerão no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
HISTÓRIA SOCIAL, do INSTITUTO DE HISTÓRIA da UFRJ.

 

 

Chamada [FECHADA]:

 

XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DO LATHIMM

A digitalização da medievalística brasileira (e além…)

Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais

LATHIMM

UFRJ

 

07 e 08 de dezembro 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro

(evento presencial)

 

A formação de historiadores e historiadoras do século XXI é ainda, em grande medida, dependente de textos. Lidamos com bibliografias que aumentam, ano após ano, a cada artigo, capítulo e livro publicado por nossos pares. Assim como a bibliografia, muitas fontes a serem estudadas são, elas também, de natureza textual. Isso sem contar, é claro, o fato de transformarmos em novos textos os resultados de nossas próprias pesquisas e reflexões. Toda essa textualidade é uma herança do distante passado oitocentista que testemunhou a profissionalização da disciplina histórica entre os europeus.

Contudo, os meios pelos quais hoje experimentamos essa textualidade são radicalmente diferentes. Dos textos em formato PDF, listas de e-mails e ambientes virtuais de aprendizagem aos arquivos produzidos por editores de texto, a textualidade historiográfica atual é dominada por telas de (micro)computadores, pelo mundo digital e por suas tecnologias. Atento aos impactos dessas transformações na medievalística (especialmente, mas não exclusivamente) brasileira, o Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM) convida medievalistas (graduandos a doutores) a submeterem propostas de comunicações ao XIII Encontro Internacional do LATHIMM: A digitalização da medievalística brasileira (e além…)​.

O evento será realizado presencialmente entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023 na Universidade Federal do Rio de Janeiro e irá abordar questões como: De qual modo certos conhecimentos (e desconhecimentos) computacionais, informáticos e digitais influenciam a produção acadêmica? Como as limitações e potencialidades dos serviços, acervos e materiais digitais afetam ou afetaram, positiva ou negativamente, as gerações brasileiras de medievalistas? Quão digital é a medievalística brasileira atual? Ela se reconhece como tal?

 

 

Serão bem-vindas propostas abordando tais questões, bem como os seguintes temas (entre outros ligados aos usos de material digital por medievalistas):

  • Trabalho com fontes digitalizadas;
  • Constituição e usos de bases de dados (bibliográficas, curriculares, documentais etc.);
  • Análises computacionais de dados (redes, gráficos, métricas textuais, análises fatoriais etc.);
  • Manuscritos digitalizados e uso de fotografias digitais na análise histórica;
  • Impacto da documentação e/ou da historiografia digital na produção historiográfica;
  • Circulação de ideias e conexões entre pesquisadores e pesquisas por meios digitais;
  • Capacitação e uso de ferramentas digitais na pesquisa.

 

Como faço para participar?

*                    Enviar resumo, de até uma página, indicando sua instituição de pesquisa e formação acadêmica.

 

Qual a data limite para envio de resumos?

*                    Até 20 de Setembro de 2023

 

Para onde devo enviar minha proposta de comunicação e onde obtenho mais informações?

*                    lathimm.ufrj@gmail.com

 

 

Realização: LATHIMM/UFRJ

Apoio: Programa de Pós-Graduação em História Social / Instituto de História – Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Comissão organizadora:

Gabriel Castanho

Bruno Godinho

Leandro César Neves

Renan Perozini

Suelen Souza

Thais Miguel

 

–//–

 

 

Anteriores:

 

XI Encontro Internacional “A Imagem Medieval: História e Teoria”

30 de novembro – 11 de dezembro

Webinário com inscrições gratuitas

Período de Pré-inscrições: de 04/11 a 20/11/2020
Período de confirmação de inscrições: de 23/11 a 27/11
Por favor, sempre verifique sua caixa de spam

Informações: lathimm.ufrj@gmail.com
Realização: Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (UFRJ-USP)

Vagas limitadas!

Neste XI Encontro Internacional “A imagem medieval: história e teoria”, que ocorrerá de 30 de novembro e 11 de dezembro de 2020 no formato Webinário, em função da pandemia de COVID-19, estarão reunidos pesquisadores provenientes de diferentes regiões do país e do exterior. O evento terá seis conferências principais proferidas por renomados pesquisadores da França, Espanha, Estados Unidos e Japão; terá ainda oito mesas de comunicações totalizando 38 trabalhos de pesquisadores sediados em diferentes Estados do Brasil (RJ, SP, PB, RS, PR, MG) e também em países como Portugal, Costa Rica, Chile, França.

Encontre aqui o Caderno de resumos 2020_3aEd

Pré-inscrição para ouvintes aqui: https://forms.gle/R1489AwvXgVJJJxC9

PROGRAMAÇÃO

30/11/2020

13h30-13h45 (BRT) – Abertura

14h-16h (BRT) – Conferência 1 – Maria Cristina Correia Leandro Pereira (USP)

Histórias de letras fantasmas: as iniciais que nunca foram e as que não são mais

01/12/2020

14h-16h (BRT) – Mesa de Comunicações 1

Daniel González Erices (Universidad Adolfo Ibáñez)

Colour and Theology: a New Perspective on the Aesthetics of Mosan and Limousin Enamels.

Aline Benvegnú dos Santos (Doutora/USP)

A tradição iconográfica da Traditio legis et clavium na Catalunha românica: uma reflexão sobre o tímpano de Sant Pau del Camp.

Vanessa de Mendonça Rodrigues (Mestre/UFRJ)

Os usos de fórmulas votivas na devoção antiga: o caso da Memoria Apostolorum.

Mariana Pincinato Quadros de Souza (Drnda/USP)

Os mosaicos de Santa Costanza: o poder da materialidade nos primeiros mausoléus imperiais cristãos.

 

17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 2

Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ)

Anna gravida: um tipo iconográfico em crise no século XV.

Elias Feitosa de Amorim Jr. (Mestre/UNICAMP)

Theotókos: a imagem e o dogma.

Camille Ferreira Leandro (Msnda/UFRRJ)

O teatro como espaço-tempo de inscrição da imago da Natividade e da Paixão.

Maria Izabel Escano Duarte de Souza (Drnda/USP)

A iluminura da Natividade do livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro em perspectiva comparativa.

Isamara Lara de Carvalho (Mestre/Fundação Biblioteca Nacional)

Vestígios da história: o apagamento de São Tomás Becket no Livro de Horas 50,1,1 da Biblioteca Nacional.

02/12/2020

14h-16h (BRT) – Conferência 2Jordi Camps i Sòria (MNAC/Barcelona)

Del Volto Santo de Lucca al Cristo de Beirut. Las imágenes de las Majestats catalanas en el románico. Una tipología singular

 

 

03/12/2020

14h-16h (BRT) – Mesa de Comunicações 3

Andrea Calvo Díaz (Universidad de Costa Rica)

Nicolás de Cusa y el arte medieval. Un análisis comparativo entre arte y pensamiento

Thuyla Azambuja de Freitas (Msnda/UFSM)

Elementos da violência e da virtude nos corpos retratados pendurados em Juízo Final (1306) de Giotto di Bondone.

Pamela Wanessa Godoi (Drnda/USP)

Organização e ornamentação: as iniciais coloridas do Homiliário de Saint-André-du-Câteau (século XII).

Debora Gomes Pereira Amaral (Drnda/USP)

Santisimo Crucifijo del Salvador de Valencia: a imagem milagrosa e a metamorfose da matéria sagrada.

Cinthia M. M. Rocha (Doutora/UFF)

A Igreja de San Juan de los Reyes: uma análise da ideologia monárquica dos Reis Católicos a partir da iconografia.

 

17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 4

Gabriel Braz de Oliveira (Msndo/UFRJ)

Patrocínio e propaganda entre os Menores no século XIII: o papel dos frades de Florença na produção da Távola de Santa Cruz.

André Luiz Marcondes Pelegrinelli (Drndo/USP)

Francisco, novo Moisés. Auctoritas e Memória da Regula franciscana.

Rosângela Aparecida da Conceição (Drnda/IEM-NOVA/ICMA/UNIP)

Cadernos de desenhos como fontes primárias ao estudo de modelos e assimilação de motivos: análise de “Cabeça de eclesiástico” de Antonio Pisanello.

Jordana Eccel Schio (Msnda/UFSM)

Júlio II: o patrono da arte e da guerra durante o movimento renascentista.

Aldilene Marinho César Almeida Diniz (Doutora/UFRJ/CEFET-RJ)

Imagens medievais franciscanas na azulejaria da América Portuguesa: elaboração e apropriação de tipos iconográficos na longa duração.

04/12/2020

14h-16h (BRT) – Conferência 3Vincent Debiais (EHESS/Paris)

Figuración y abstracción en las imágenes medievales: lo informal en las pinturas del libro de bendiciones de Ethelwold

07/12/2020

14h-16h (BRT) – Conferência 4Dominique Iogna-Prat (Emérito – EHESS)

Du naturel et du spirituel: le paysage

08/12/2020

14h-16 (BRT) – Mesa de Comunicações 5

Doglas Morais Lubarino (Drndo UNICAMP/EPHE)

O lugar e a iconografia: a “geografia” da Missa de São Gregório no suporte manuscrito.

Stefanny Batista dos Santos (Msrnda/USP)

Entre fugas e combates surge o caracol: a cavalaria nas margens de manuscritos medievais no Ocidente Europeu.

Gabriel Alves Pereira (Drndo/EHESS)

A “ornamentalidade” nas letras medievais: as iniciais ornamentadas nas Horas de Joana II de Navarra (BnF ms nal. 3145).

Felipe Augusto Ribeiro (Doutor/UFMG)

Imagens de lombardos e francos nas moedas e miniaturas de Benevento (774-1005).

 

17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 6

Vinicius Cesar Dreger de Araujo (UNIMONTES)

“O Grande e Admirável General do Islam Ascendeu ao Paraíso”: uma análise do Medievalismo político iraniano.

Liniane Diniz da Silveira (Msnda/UNIFESP)

O Medievalismo em Ilustrações para Romances: Um percurso Inglaterra, França e Brasil.

Matheus Brum Domingues Dettmann (Msndo/UFRJ)

A Tapeçaria de Bayeux: um registro de uma nova realidade geopolítica anglo-normanda.

Beatriz Faria (Mestra/UNIFESP)

Medievalismo e neomedievalismo: as retraduções da escandinávia viking em games.

Leandro Vilar Oliveira (Doutor/UFPB)

A iconografia das pedras rúnicas como fonte de estudo para as crenças religiosas dos vikings.

09/12/2020

14h-16h (BRT) – Conferência 5Orion Klautau (Universidade Tohoku/Sendai)

O Modernizante Medievo Japonês: História e Historiografia do Novo Budismo de Kamakura

 

17h-18h (BRT)  – Vídeo-Pôsters

10/12/2020

14h-16 (BRT) – Mesa de Comunicações 7

Juliana Santos Dinoá Medeiros (Msnda/Un. Lisboa)

A ambiguidade iconográfica da sereia em bestiários medievais: mulher-peixe ou mulher-pássaro?

Christiane Meier (Mestre/UNISA)

A cosmovisão cristã do século XII na igreja de São Martinho em Zillis.

Yasmin Pol da Rosa (Msnda/UFRGS)

O grotesco como imagem mnemônica na baixa idade média: as descrições maravilhosas de Jean de Mandeville.

Henrique Machado Vieira Lopes (Msndo/UFRJ)

O Porco-Espinho e a Salamandra: legitimação política e presentificação de Luís XII e Francisco I.

Rafael Afonso Gonçalves (Pós-Doc/USP)

Carádrio: o pássaro que cura.

 

17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 8

Ana Carolina Corrêa Guimarães Neves Alvarenga (Drnda/USP)

Representações mitológicas em um tratado didático de Christine de Pisan.

Roberta Bentes (Mestre/UFPR)

A representação imagética do rei-trovador Ricardo Coração de Leão da Inglaterra no Cancioneiro A (Ms. BAV, Vat. Lat. 5232).

Leandro César Santana Neves (Drndo/UFRJ)

A “Filosofia” da “Serpente Maligna”: A retórica autolegitimadora do metropolita Klim Smoliatitch de Kiev (1147‒1154).

Willian Vidal Reis (Msrndo/UFRJ)

A Retórica e a figuração do antagonismo: lugares comuns da magia nas narrativas da Legenda Aurea.

Thalita Soares Claudino (Msranda/UFRJ)

Como e por que escrever uma história? O papel do monasticismo na escrita da história sobre a cruzada albigense (1209-1229).

 

 

11/12/2020

14h-16h (BRT) – Conferência 6Barbara H. Rosenwein (Emérita – Universidade Loyola, Chicago)

The Conflicted Image of Anger in the Middle Ages

16h30-16h45  (BRT)  – Encerramento

Lançamento do livro e conversa com a autora

18h (BRT) – Barbara H. Rosenwein, Anger: The Conflicted History of an Emotion. Yale University Press, 2020.

https://zoom.us/j/97701618973

 

Passados (USP)