Atual:
PROGRAMAÇÃO:
As atividades acontecerão no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
HISTÓRIA SOCIAL, do INSTITUTO DE HISTÓRIA da UFRJ.
Chamada [FECHADA]:
XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DO LATHIMM
A digitalização da medievalística brasileira (e além…)
Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais
LATHIMM
UFRJ
07 e 08 de dezembro 2023
Universidade Federal do Rio de Janeiro
(evento presencial)
A formação de historiadores e historiadoras do século XXI é ainda, em grande medida, dependente de textos. Lidamos com bibliografias que aumentam, ano após ano, a cada artigo, capítulo e livro publicado por nossos pares. Assim como a bibliografia, muitas fontes a serem estudadas são, elas também, de natureza textual. Isso sem contar, é claro, o fato de transformarmos em novos textos os resultados de nossas próprias pesquisas e reflexões. Toda essa textualidade é uma herança do distante passado oitocentista que testemunhou a profissionalização da disciplina histórica entre os europeus.
Contudo, os meios pelos quais hoje experimentamos essa textualidade são radicalmente diferentes. Dos textos em formato PDF, listas de e-mails e ambientes virtuais de aprendizagem aos arquivos produzidos por editores de texto, a textualidade historiográfica atual é dominada por telas de (micro)computadores, pelo mundo digital e por suas tecnologias. Atento aos impactos dessas transformações na medievalística (especialmente, mas não exclusivamente) brasileira, o Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM) convida medievalistas (graduandos a doutores) a submeterem propostas de comunicações ao XIII Encontro Internacional do LATHIMM: A digitalização da medievalística brasileira (e além…).
O evento será realizado presencialmente entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023 na Universidade Federal do Rio de Janeiro e irá abordar questões como: De qual modo certos conhecimentos (e desconhecimentos) computacionais, informáticos e digitais influenciam a produção acadêmica? Como as limitações e potencialidades dos serviços, acervos e materiais digitais afetam ou afetaram, positiva ou negativamente, as gerações brasileiras de medievalistas? Quão digital é a medievalística brasileira atual? Ela se reconhece como tal?
Serão bem-vindas propostas abordando tais questões, bem como os seguintes temas (entre outros ligados aos usos de material digital por medievalistas):
- Trabalho com fontes digitalizadas;
- Constituição e usos de bases de dados (bibliográficas, curriculares, documentais etc.);
- Análises computacionais de dados (redes, gráficos, métricas textuais, análises fatoriais etc.);
- Manuscritos digitalizados e uso de fotografias digitais na análise histórica;
- Impacto da documentação e/ou da historiografia digital na produção historiográfica;
- Circulação de ideias e conexões entre pesquisadores e pesquisas por meios digitais;
- Capacitação e uso de ferramentas digitais na pesquisa.
Como faço para participar?
* Enviar resumo, de até uma página, indicando sua instituição de pesquisa e formação acadêmica.
Qual a data limite para envio de resumos?
* Até 20 de Setembro de 2023
Para onde devo enviar minha proposta de comunicação e onde obtenho mais informações?
* lathimm.ufrj@gmail.com
Realização: LATHIMM/UFRJ
Apoio: Programa de Pós-Graduação em História Social / Instituto de História – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Comissão organizadora:
Gabriel Castanho
Bruno Godinho
Leandro César Neves
Renan Perozini
Suelen Souza
Thais Miguel
–//–
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XI Encontro Internacional “A Imagem Medieval: História e Teoria”
30 de novembro – 11 de dezembro
Webinário com inscrições gratuitas
Período de Pré-inscrições: de 04/11 a 20/11/2020
Período de confirmação de inscrições: de 23/11 a 27/11
Por favor, sempre verifique sua caixa de spam
Informações: lathimm.ufrj@gmail.com
Realização: Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (UFRJ-USP)
Vagas limitadas!
Neste XI Encontro Internacional “A imagem medieval: história e teoria”, que ocorrerá de 30 de novembro e 11 de dezembro de 2020 no formato Webinário, em função da pandemia de COVID-19, estarão reunidos pesquisadores provenientes de diferentes regiões do país e do exterior. O evento terá seis conferências principais proferidas por renomados pesquisadores da França, Espanha, Estados Unidos e Japão; terá ainda oito mesas de comunicações totalizando 38 trabalhos de pesquisadores sediados em diferentes Estados do Brasil (RJ, SP, PB, RS, PR, MG) e também em países como Portugal, Costa Rica, Chile, França.
Encontre aqui o Caderno de resumos 2020_3aEd
Pré-inscrição para ouvintes aqui: https://forms.gle/R1489AwvXgVJJJxC9
PROGRAMAÇÃO
30/11/2020
13h30-13h45 (BRT) – Abertura
14h-16h (BRT) – Conferência 1 – Maria Cristina Correia Leandro Pereira (USP)
Histórias de letras fantasmas: as iniciais que nunca foram e as que não são mais
01/12/2020
14h-16h (BRT) – Mesa de Comunicações 1
Daniel González Erices (Universidad Adolfo Ibáñez)
Colour and Theology: a New Perspective on the Aesthetics of Mosan and Limousin Enamels.
Aline Benvegnú dos Santos (Doutora/USP)
A tradição iconográfica da Traditio legis et clavium na Catalunha românica: uma reflexão sobre o tímpano de Sant Pau del Camp.
Vanessa de Mendonça Rodrigues (Mestre/UFRJ)
Os usos de fórmulas votivas na devoção antiga: o caso da Memoria Apostolorum.
Mariana Pincinato Quadros de Souza (Drnda/USP)
Os mosaicos de Santa Costanza: o poder da materialidade nos primeiros mausoléus imperiais cristãos.
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 2
Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ)
Anna gravida: um tipo iconográfico em crise no século XV.
Elias Feitosa de Amorim Jr. (Mestre/UNICAMP)
Theotókos: a imagem e o dogma.
Camille Ferreira Leandro (Msnda/UFRRJ)
O teatro como espaço-tempo de inscrição da imago da Natividade e da Paixão.
Maria Izabel Escano Duarte de Souza (Drnda/USP)
A iluminura da Natividade do livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro em perspectiva comparativa.
Isamara Lara de Carvalho (Mestre/Fundação Biblioteca Nacional)
Vestígios da história: o apagamento de São Tomás Becket no Livro de Horas 50,1,1 da Biblioteca Nacional.
02/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 2 – Jordi Camps i Sòria (MNAC/Barcelona)
Del Volto Santo de Lucca al Cristo de Beirut. Las imágenes de las Majestats catalanas en el románico. Una tipología singular
03/12/2020
14h-16h (BRT) – Mesa de Comunicações 3
Andrea Calvo Díaz (Universidad de Costa Rica)
Nicolás de Cusa y el arte medieval. Un análisis comparativo entre arte y pensamiento
Thuyla Azambuja de Freitas (Msnda/UFSM)
Elementos da violência e da virtude nos corpos retratados pendurados em Juízo Final (1306) de Giotto di Bondone.
Pamela Wanessa Godoi (Drnda/USP)
Organização e ornamentação: as iniciais coloridas do Homiliário de Saint-André-du-Câteau (século XII).
Debora Gomes Pereira Amaral (Drnda/USP)
Santisimo Crucifijo del Salvador de Valencia: a imagem milagrosa e a metamorfose da matéria sagrada.
Cinthia M. M. Rocha (Doutora/UFF)
A Igreja de San Juan de los Reyes: uma análise da ideologia monárquica dos Reis Católicos a partir da iconografia.
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 4
Gabriel Braz de Oliveira (Msndo/UFRJ)
Patrocínio e propaganda entre os Menores no século XIII: o papel dos frades de Florença na produção da Távola de Santa Cruz.
André Luiz Marcondes Pelegrinelli (Drndo/USP)
Francisco, novo Moisés. Auctoritas e Memória da Regula franciscana.
Rosângela Aparecida da Conceição (Drnda/IEM-NOVA/ICMA/UNIP)
Cadernos de desenhos como fontes primárias ao estudo de modelos e assimilação de motivos: análise de “Cabeça de eclesiástico” de Antonio Pisanello.
Jordana Eccel Schio (Msnda/UFSM)
Júlio II: o patrono da arte e da guerra durante o movimento renascentista.
Aldilene Marinho César Almeida Diniz (Doutora/UFRJ/CEFET-RJ)
Imagens medievais franciscanas na azulejaria da América Portuguesa: elaboração e apropriação de tipos iconográficos na longa duração.
04/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 3 – Vincent Debiais (EHESS/Paris)
Figuración y abstracción en las imágenes medievales: lo informal en las pinturas del libro de bendiciones de Ethelwold
07/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 4 – Dominique Iogna-Prat (Emérito – EHESS)
Du naturel et du spirituel: le paysage
08/12/2020
14h-16 (BRT) – Mesa de Comunicações 5
Doglas Morais Lubarino (Drndo UNICAMP/EPHE)
O lugar e a iconografia: a “geografia” da Missa de São Gregório no suporte manuscrito.
Stefanny Batista dos Santos (Msrnda/USP)
Entre fugas e combates surge o caracol: a cavalaria nas margens de manuscritos medievais no Ocidente Europeu.
Gabriel Alves Pereira (Drndo/EHESS)
A “ornamentalidade” nas letras medievais: as iniciais ornamentadas nas Horas de Joana II de Navarra (BnF ms nal. 3145).
Felipe Augusto Ribeiro (Doutor/UFMG)
Imagens de lombardos e francos nas moedas e miniaturas de Benevento (774-1005).
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 6
Vinicius Cesar Dreger de Araujo (UNIMONTES)
“O Grande e Admirável General do Islam Ascendeu ao Paraíso”: uma análise do Medievalismo político iraniano.
Liniane Diniz da Silveira (Msnda/UNIFESP)
O Medievalismo em Ilustrações para Romances: Um percurso Inglaterra, França e Brasil.
Matheus Brum Domingues Dettmann (Msndo/UFRJ)
A Tapeçaria de Bayeux: um registro de uma nova realidade geopolítica anglo-normanda.
Beatriz Faria (Mestra/UNIFESP)
Medievalismo e neomedievalismo: as retraduções da escandinávia viking em games.
Leandro Vilar Oliveira (Doutor/UFPB)
A iconografia das pedras rúnicas como fonte de estudo para as crenças religiosas dos vikings.
09/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 5 – Orion Klautau (Universidade Tohoku/Sendai)
O Modernizante Medievo Japonês: História e Historiografia do Novo Budismo de Kamakura
17h-18h (BRT) – Vídeo-Pôsters
10/12/2020
14h-16 (BRT) – Mesa de Comunicações 7
Juliana Santos Dinoá Medeiros (Msnda/Un. Lisboa)
A ambiguidade iconográfica da sereia em bestiários medievais: mulher-peixe ou mulher-pássaro?
Christiane Meier (Mestre/UNISA)
A cosmovisão cristã do século XII na igreja de São Martinho em Zillis.
Yasmin Pol da Rosa (Msnda/UFRGS)
O grotesco como imagem mnemônica na baixa idade média: as descrições maravilhosas de Jean de Mandeville.
Henrique Machado Vieira Lopes (Msndo/UFRJ)
O Porco-Espinho e a Salamandra: legitimação política e presentificação de Luís XII e Francisco I.
Rafael Afonso Gonçalves (Pós-Doc/USP)
Carádrio: o pássaro que cura.
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 8
Ana Carolina Corrêa Guimarães Neves Alvarenga (Drnda/USP)
Representações mitológicas em um tratado didático de Christine de Pisan.
Roberta Bentes (Mestre/UFPR)
A representação imagética do rei-trovador Ricardo Coração de Leão da Inglaterra no Cancioneiro A (Ms. BAV, Vat. Lat. 5232).
Leandro César Santana Neves (Drndo/UFRJ)
A “Filosofia” da “Serpente Maligna”: A retórica autolegitimadora do metropolita Klim Smoliatitch de Kiev (1147‒1154).
Willian Vidal Reis (Msrndo/UFRJ)
A Retórica e a figuração do antagonismo: lugares comuns da magia nas narrativas da Legenda Aurea.
Thalita Soares Claudino (Msranda/UFRJ)
Como e por que escrever uma história? O papel do monasticismo na escrita da história sobre a cruzada albigense (1209-1229).
11/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 6 – Barbara H. Rosenwein (Emérita – Universidade Loyola, Chicago)
The Conflicted Image of Anger in the Middle Ages
16h30-16h45 (BRT) – Encerramento
Lançamento do livro e conversa com a autora
18h (BRT) – Barbara H. Rosenwein, Anger: The Conflicted History of an Emotion. Yale University Press, 2020.
https://zoom.us/j/97701618973