Encontro Lathimm 2025 – Rio
XV Encontro Internacional do LATHIMM
Escrever a Idade Média: do pergaminho ao mundo digital
No Ar!!!
PROGRAMAÇÃO
15/12
9h-10h – Recepção e Abertura
10h-11h30 – Conferência: Rita Copeland (Univ. Pennsylvania) – “Rhetoric, Poetics, Aesthetics”
11h30-12h45 – Almoço
13h-15h10 – Mesa 1: Retórica, Autoridade e Cultura do Saber
• Maria Sandali (National and Kapodistrian University of Athens), Benoît de Sainte- Maure: his work and its rhetoric
• Gissele Chapanski (USP), Metrópole de aprendizes e pequena filosofia: A gramática entre memória, ensino e escrita em um escólio medieval à Téchne Grammatiké de Dionísio Trácio
• Hiago Rebello (UFF), As Retóricas do novo: confronto entre novidade e antiguidade no século XII
• Muriel Araujo Lima (USP), Auctor e auctoritas: a construção de Isidoro de Sevilha como autoridade e o uso das Etimologias na Baixa Idade Média
• Bruno Godinho (UFRJ), Retórica e sátira no Compound of Alchemy de George Ripley: práticas escritas e poesia alquímica inglesa (c. 1450-c. 1550)
15h10-15h30 – Café
15h30-18h – Mesa 2: Escrita, Imagem e Humanidades Digitais
• Stella Tuttolomondo (UNESA), Discurso, Disciplina e Identidade: A crítica alimentar de Bernardo de Claraval na deslegitimação de Cluny (Epístola I)
• Júlia Rovida de Oliveira Ramos (USP), As Etimologias de Isidoro de Sevilha no século XXI: um trabalho de catalogação dos manuscritos baixo-medievais das Etimologias
• Maria Eduarda Pôrto Garcia Barcelos (UFRJ), Impactos da Digitalização na História – A Documentação Cartuxa a partir da análise de documentos digitalizados
• André Ricardo Alves (USP), Entre Chumbo e Pixels: Estudando Esfragística Bizantina Remotamente
• Pedro Henrique Valentim do Nascimento (USP), “Os sábios ensinamentos da teologia florescem e brotam”: o conceito de “ortodoxia” na décima sétima homilia do Patriarca Fócio de Constantinopla.
16/12
9h-10h30 – Conferência: Nicolas Perreaux (CNRS – Univ. Paris 1) – “Activities Without Work? Digital Essays on the Medieval Semantics of opus , labor , and servitium”
10h45-13h – Mesa 3: Humanidades Digitais, Acervos e Escrita Medieval
• Edilson Alves de Menezes Junior (UFF), História pública, acervos digitais e o ofício do medievalista: reflexões a partir dos atos régios de Filipe Augusto
• Ananda Majumdar (Antarctic Institute of Canada), From Parchment to Pixel: Exploring the Transformation of Medieval Writing and Its Modern Implications
• Fares Chacha (Sétif 02 University – Argélia), Automatic Recognition of – in Manuscripts: The Problem and Challenges of Digitizing Ancient Texts
• Isis Gonçalves (UFRJ), Manuscritos medievais em ambiente digital: reflexões a partir da Echtra Nerai
• Jônatas José da Silva / Renan Marques Birro (UPE), Um experimento sobre Ensino de História Medieval, o uso de imagens e Retrieval-Augmented Generation (RAG)
13h-14h – Almoço
14h-16h – Mesa 4: Manuscritos, Iconografia e Materialidade
• Igor Salomão Teixeira (UFRGS/UFRJ/CNPq), O Cardeal Jacopo Stefaneschi e o “Manuscrito de São Jorge”, no Vaticano: apresentação e proposta de análise
• Andrei Marcelo da Rosa (UFRGS), A Construção de Memórias nos Manuscritos Mss/2211 E Mss/10134 da Grant Cronica de Los Conquiridores de Juan Fernández de Heredia
• Leila Geroto (USP), Notas sobre um fac-símile (ESP E92 – FFLCH USP) presente no acervo de obras especiais da biblioteca Florestan Fernandes: Codex Durmachensis (editora Urs Graf, 1960)
• Cibele Silva (UFPE), Raça e Outridade: Análise Iconográfica das Iluminuras do Libro de Ajedrez, Dados y Tablas de Afonso X (1284)
• Chiara Rosso (University of Chieti-Pescara (Italy).), Writing the Middle Ages on Walls: Notes on Graffiti from Northwestern Italy
16h-16h15 – Café
16h15-17h45 – Conferência: Elaine Treharne (Univ. Stanford) – “The Digital Aspect of Everyday Medieval Writing, c. 1025 to 2025”
17/12
9h-10h30 – Mesa 5: Teologia, Liturgia e Tradição
• Doglas Lubarino (EPHE/UNICAMP), Do texto à celebração: circulação e difusão da missa de Corpus Christi (séculos XIV e XV)
• Robson Della Torre (UNIMONTES), Editando as “atas do concílio de Éfeso” (431) no contexto das reformas católica e protestante do século XVI: uma hipótese sobre a ressignificação da tradição manuscrita para a historiografia
• Debora Gomes Pereira Amaral (USP), Inscrições textuais: a voz das imagens milagrosas em narrativas visuais do final do Medievo e início da Modernidade
10h45-12h30 – Mesa 6: Poder, Economia e Usos do Passado
• Leandro César Santana Neves (UFRN), Riurik encontra a América: Contextualizando Historiograficamente “O Comércio Varegue E O Grão-Principado De Kiev” (1942)
• Savio Queiroz Lima (UFRGS), Medievalidades nas Histórias em Quadrinhos: Apropriações, Representações, Transmissões e Usos Públicos da História Medieval
• Jean Viana (UFF), Tributação e intervenção régia no Entre-Douro-e-Minho de Afonso III
• Pedro Henrique Pereira Silva (UFMG), Cultura escrita e Racionalidade Econômica no Cartulário do Hospital de Saint-Gilles
12h30-13h30 – Almoço
13h30-15h45 – Mesa 7: Paleografia, Variação Textual e Modelos de Escrita
• Elliott Arlo Little (University of Iceland and University of Oslo), Hidden Variants: The Semantics of Palaeographic Errors in Manuscripts of Old Norse Poetry
• Pedro de Oliveira e Silva (USP), Catasterismos alfabéticos: a reprodução de tipos de escrita como representação e descrição paleográfica como écfrase
• Vitor Eduardo Cogheto Vieira da Silva (USP), Uma construção ordenada dos Evangelhos: as Tábuas de Cânones do BM Angers 4
• Karolina Santos da Rocha (USP), Variações textuais e atividade editorial de copistas nos manuscritos púrpuras Sinopensis, Rossanensis e Petropolitanus (século VI)
• Maria Cristina C. L. Pereira (USP), Alfabetos figurados e alfabetos figurativos: escrita, imagem e ornamentação no Ocidente medieval
15h45-16h – Café
16h-17h30 – Conferência: Artur Costrino (UFOP) – “A seara é farta: problemas e caminhos para a confecção de edições críticas de textos medievais”
Caderno de Resumo

Call for Papers
O tema da escrita permeia todo o trabalho no campo da História. Para os medievalistas, o ato de escrever, nos tempos medievais, comporta múltiplos significados: da materialidade dos artefatos escritos aos desafios da paleografia, passando também pela longevidade dos pergaminhos. De fato, na Idade Média europeia, a escrita possuía grande importância social, cultural e política: foi essencial para o estabelecimento das burocracias dos reinos emergentes, crucial para a disseminação do conhecimento dentro e fora das universidades e imperativa para os objetivos e a ritualística do clero. Escrever a Idade Média, em suas diferentes acepções, permite entrever os atos de homens e mulheres que viveram naquele período, bem como a produção de estudos especializados sobre a época.
Da filologia, que desenvolveu esquemas investigativos a partir de múltiplas cópias de um mesmo texto, à codicologia, que se dedica, em diversas escalas, ao estudo das minúcias dos livros manuscritos; da paleografia — que não apenas classifica grafias, mas também permite identificar autores-copistas e reconstruir biografias — às tecnologias que possibilitam a criação de novos objetos digitais a partir de artefatos físicos da Idade Média, ampliando assim a escala de análises previamente estabelecidas, o estudo da Idade Média mobiliza diferentes saberes sobre a história da escrita.
Por fim, se escrever a Idade Média refere-se, em grande medida, ao trabalho historiográfico dos medievalistas, o período não é objeto apenas de historiadores especializados. Sob sua forma medievalesca, podemos observar apropriações desse passado imaginado em diversos âmbitos da vida contemporânea. De fato, em nosso cotidiano, o mundo medieval é frequentemente associado à violência, às superstições e ao obscurantismo científico.
Diante dos desafios metodológicos e conceituais inerentes ao estudo das práticas escritas medievais, o Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais realizará, no âmbito do PPGHIS/UFRJ (e de forma híbrida), a 15ª edição de seus Encontros Internacionais. Os dias 15 a 17 de dezembro serão assim dedicados à reflexão e discussão a respeito das diferentes formas de escrever a Idade Média.
Serão bem-vindos trabalhos voltados ao estudo de documentação primária (com destaque para a retórica, semântica histórica, paleografia, codicologia etc.), história digital (estudos baseados em objetos digitalizados e nas implicações de seu uso), historiografia e história pública (com especial atenção às particularidades da escrita da medievalística e do medievalesco).
Poderão participar do Encontro pesquisadores pós-graduandos e pós-graduados, bem como graduandos e graduados participantes de projetos de iniciação científica ou autores de monografias de conclusão de curso.
Submissão de propostas
Enviar título, resumo de até 500 palavras e uma breve biografia dos autores (100 palavras, no máximo). As propostas devem ser enviadas para lathimm.ufrj@gmail.com até o dia 10 de outubro de 2025 . Línguas aceitas: português, inglês e espanhol.
Comissão organizadora:
Direção geral:
Gabriel Castanho
Bruno Godinho
Realização:
Giulia dos Santos
Isis Gonçalves
Leandro Neves
Leonardo Mota
Maria Eduarda Garcia
Nathan Ribeiro
Renan Perozini


PALESTRANTES CONFIRMADOS



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PROGRAMAÇÃO:
As atividades acontecerão no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
HISTÓRIA SOCIAL, do INSTITUTO DE HISTÓRIA da UFRJ.








Chamada [FECHADA]:

XIII ENCONTRO INTERNACIONAL DO LATHIMM
A digitalização da medievalística brasileira (e além…)
Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais
LATHIMM
UFRJ
07 e 08 de dezembro 2023
Universidade Federal do Rio de Janeiro
(evento presencial)

A formação de historiadores e historiadoras do século XXI é ainda, em grande medida, dependente de textos. Lidamos com bibliografias que aumentam, ano após ano, a cada artigo, capítulo e livro publicado por nossos pares. Assim como a bibliografia, muitas fontes a serem estudadas são, elas também, de natureza textual. Isso sem contar, é claro, o fato de transformarmos em novos textos os resultados de nossas próprias pesquisas e reflexões. Toda essa textualidade é uma herança do distante passado oitocentista que testemunhou a profissionalização da disciplina histórica entre os europeus.
Contudo, os meios pelos quais hoje experimentamos essa textualidade são radicalmente diferentes. Dos textos em formato PDF, listas de e-mails e ambientes virtuais de aprendizagem aos arquivos produzidos por editores de texto, a textualidade historiográfica atual é dominada por telas de (micro)computadores, pelo mundo digital e por suas tecnologias. Atento aos impactos dessas transformações na medievalística (especialmente, mas não exclusivamente) brasileira, o Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM) convida medievalistas (graduandos a doutores) a submeterem propostas de comunicações ao XIII Encontro Internacional do LATHIMM: A digitalização da medievalística brasileira (e além…).
O evento será realizado presencialmente entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023 na Universidade Federal do Rio de Janeiro e irá abordar questões como: De qual modo certos conhecimentos (e desconhecimentos) computacionais, informáticos e digitais influenciam a produção acadêmica? Como as limitações e potencialidades dos serviços, acervos e materiais digitais afetam ou afetaram, positiva ou negativamente, as gerações brasileiras de medievalistas? Quão digital é a medievalística brasileira atual? Ela se reconhece como tal?

Serão bem-vindas propostas abordando tais questões, bem como os seguintes temas (entre outros ligados aos usos de material digital por medievalistas):
- Trabalho com fontes digitalizadas;
- Constituição e usos de bases de dados (bibliográficas, curriculares, documentais etc.);
- Análises computacionais de dados (redes, gráficos, métricas textuais, análises fatoriais etc.);
- Manuscritos digitalizados e uso de fotografias digitais na análise histórica;
- Impacto da documentação e/ou da historiografia digital na produção historiográfica;
- Circulação de ideias e conexões entre pesquisadores e pesquisas por meios digitais;
- Capacitação e uso de ferramentas digitais na pesquisa.
Como faço para participar?
* Enviar resumo, de até uma página, indicando sua instituição de pesquisa e formação acadêmica.
Qual a data limite para envio de resumos?
* Até 20 de Setembro de 2023
Para onde devo enviar minha proposta de comunicação e onde obtenho mais informações?
* lathimm.ufrj@gmail.com
Realização: LATHIMM/UFRJ
Apoio: Programa de Pós-Graduação em História Social / Instituto de História – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Comissão organizadora:
Gabriel Castanho
Bruno Godinho
Leandro César Neves
Renan Perozini
Suelen Souza
Thais Miguel
–//–
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XI Encontro Internacional “A Imagem Medieval: História e Teoria”
30 de novembro – 11 de dezembro
Webinário com inscrições gratuitas
Período de Pré-inscrições: de 04/11 a 20/11/2020
Período de confirmação de inscrições: de 23/11 a 27/11
Por favor, sempre verifique sua caixa de spam
Informações: lathimm.ufrj@gmail.com
Realização: Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (UFRJ-USP)
Vagas limitadas!
Neste XI Encontro Internacional “A imagem medieval: história e teoria”, que ocorrerá de 30 de novembro e 11 de dezembro de 2020 no formato Webinário, em função da pandemia de COVID-19, estarão reunidos pesquisadores provenientes de diferentes regiões do país e do exterior. O evento terá seis conferências principais proferidas por renomados pesquisadores da França, Espanha, Estados Unidos e Japão; terá ainda oito mesas de comunicações totalizando 38 trabalhos de pesquisadores sediados em diferentes Estados do Brasil (RJ, SP, PB, RS, PR, MG) e também em países como Portugal, Costa Rica, Chile, França.
Encontre aqui o Caderno de resumos 2020_3aEd
Pré-inscrição para ouvintes aqui: https://forms.gle/R1489AwvXgVJJJxC9
PROGRAMAÇÃO
30/11/2020
13h30-13h45 (BRT) – Abertura
14h-16h (BRT) – Conferência 1 – Maria Cristina Correia Leandro Pereira (USP)
Histórias de letras fantasmas: as iniciais que nunca foram e as que não são mais
01/12/2020
14h-16h (BRT) – Mesa de Comunicações 1
Daniel González Erices (Universidad Adolfo Ibáñez)
Colour and Theology: a New Perspective on the Aesthetics of Mosan and Limousin Enamels.
Aline Benvegnú dos Santos (Doutora/USP)
A tradição iconográfica da Traditio legis et clavium na Catalunha românica: uma reflexão sobre o tímpano de Sant Pau del Camp.
Vanessa de Mendonça Rodrigues (Mestre/UFRJ)
Os usos de fórmulas votivas na devoção antiga: o caso da Memoria Apostolorum.
Mariana Pincinato Quadros de Souza (Drnda/USP)
Os mosaicos de Santa Costanza: o poder da materialidade nos primeiros mausoléus imperiais cristãos.
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 2
Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ)
Anna gravida: um tipo iconográfico em crise no século XV.
Elias Feitosa de Amorim Jr. (Mestre/UNICAMP)
Theotókos: a imagem e o dogma.
Camille Ferreira Leandro (Msnda/UFRRJ)
O teatro como espaço-tempo de inscrição da imago da Natividade e da Paixão.
Maria Izabel Escano Duarte de Souza (Drnda/USP)
A iluminura da Natividade do livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro em perspectiva comparativa.
Isamara Lara de Carvalho (Mestre/Fundação Biblioteca Nacional)
Vestígios da história: o apagamento de São Tomás Becket no Livro de Horas 50,1,1 da Biblioteca Nacional.
02/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 2 – Jordi Camps i Sòria (MNAC/Barcelona)
Del Volto Santo de Lucca al Cristo de Beirut. Las imágenes de las Majestats catalanas en el románico. Una tipología singular
03/12/2020
14h-16h (BRT) – Mesa de Comunicações 3
Andrea Calvo Díaz (Universidad de Costa Rica)
Nicolás de Cusa y el arte medieval. Un análisis comparativo entre arte y pensamiento
Thuyla Azambuja de Freitas (Msnda/UFSM)
Elementos da violência e da virtude nos corpos retratados pendurados em Juízo Final (1306) de Giotto di Bondone.
Pamela Wanessa Godoi (Drnda/USP)
Organização e ornamentação: as iniciais coloridas do Homiliário de Saint-André-du-Câteau (século XII).
Debora Gomes Pereira Amaral (Drnda/USP)
Santisimo Crucifijo del Salvador de Valencia: a imagem milagrosa e a metamorfose da matéria sagrada.
Cinthia M. M. Rocha (Doutora/UFF)
A Igreja de San Juan de los Reyes: uma análise da ideologia monárquica dos Reis Católicos a partir da iconografia.
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 4
Gabriel Braz de Oliveira (Msndo/UFRJ)
Patrocínio e propaganda entre os Menores no século XIII: o papel dos frades de Florença na produção da Távola de Santa Cruz.
André Luiz Marcondes Pelegrinelli (Drndo/USP)
Francisco, novo Moisés. Auctoritas e Memória da Regula franciscana.
Rosângela Aparecida da Conceição (Drnda/IEM-NOVA/ICMA/UNIP)
Cadernos de desenhos como fontes primárias ao estudo de modelos e assimilação de motivos: análise de “Cabeça de eclesiástico” de Antonio Pisanello.
Jordana Eccel Schio (Msnda/UFSM)
Júlio II: o patrono da arte e da guerra durante o movimento renascentista.
Aldilene Marinho César Almeida Diniz (Doutora/UFRJ/CEFET-RJ)
Imagens medievais franciscanas na azulejaria da América Portuguesa: elaboração e apropriação de tipos iconográficos na longa duração.
04/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 3 – Vincent Debiais (EHESS/Paris)
Figuración y abstracción en las imágenes medievales: lo informal en las pinturas del libro de bendiciones de Ethelwold
07/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 4 – Dominique Iogna-Prat (Emérito – EHESS)
Du naturel et du spirituel: le paysage
08/12/2020
14h-16 (BRT) – Mesa de Comunicações 5
Doglas Morais Lubarino (Drndo UNICAMP/EPHE)
O lugar e a iconografia: a “geografia” da Missa de São Gregório no suporte manuscrito.
Stefanny Batista dos Santos (Msrnda/USP)
Entre fugas e combates surge o caracol: a cavalaria nas margens de manuscritos medievais no Ocidente Europeu.
Gabriel Alves Pereira (Drndo/EHESS)
A “ornamentalidade” nas letras medievais: as iniciais ornamentadas nas Horas de Joana II de Navarra (BnF ms nal. 3145).
Felipe Augusto Ribeiro (Doutor/UFMG)
Imagens de lombardos e francos nas moedas e miniaturas de Benevento (774-1005).
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 6
Vinicius Cesar Dreger de Araujo (UNIMONTES)
“O Grande e Admirável General do Islam Ascendeu ao Paraíso”: uma análise do Medievalismo político iraniano.
Liniane Diniz da Silveira (Msnda/UNIFESP)
O Medievalismo em Ilustrações para Romances: Um percurso Inglaterra, França e Brasil.
Matheus Brum Domingues Dettmann (Msndo/UFRJ)
A Tapeçaria de Bayeux: um registro de uma nova realidade geopolítica anglo-normanda.
Beatriz Faria (Mestra/UNIFESP)
Medievalismo e neomedievalismo: as retraduções da escandinávia viking em games.
Leandro Vilar Oliveira (Doutor/UFPB)
A iconografia das pedras rúnicas como fonte de estudo para as crenças religiosas dos vikings.
09/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 5 – Orion Klautau (Universidade Tohoku/Sendai)
O Modernizante Medievo Japonês: História e Historiografia do Novo Budismo de Kamakura
17h-18h (BRT) – Vídeo-Pôsters
10/12/2020
14h-16 (BRT) – Mesa de Comunicações 7
Juliana Santos Dinoá Medeiros (Msnda/Un. Lisboa)
A ambiguidade iconográfica da sereia em bestiários medievais: mulher-peixe ou mulher-pássaro?
Christiane Meier (Mestre/UNISA)
A cosmovisão cristã do século XII na igreja de São Martinho em Zillis.
Yasmin Pol da Rosa (Msnda/UFRGS)
O grotesco como imagem mnemônica na baixa idade média: as descrições maravilhosas de Jean de Mandeville.
Henrique Machado Vieira Lopes (Msndo/UFRJ)
O Porco-Espinho e a Salamandra: legitimação política e presentificação de Luís XII e Francisco I.
Rafael Afonso Gonçalves (Pós-Doc/USP)
Carádrio: o pássaro que cura.
17h-19h (BRT) – Mesa de Comunicações 8
Ana Carolina Corrêa Guimarães Neves Alvarenga (Drnda/USP)
Representações mitológicas em um tratado didático de Christine de Pisan.
Roberta Bentes (Mestre/UFPR)
A representação imagética do rei-trovador Ricardo Coração de Leão da Inglaterra no Cancioneiro A (Ms. BAV, Vat. Lat. 5232).
Leandro César Santana Neves (Drndo/UFRJ)
A “Filosofia” da “Serpente Maligna”: A retórica autolegitimadora do metropolita Klim Smoliatitch de Kiev (1147‒1154).
Willian Vidal Reis (Msrndo/UFRJ)
A Retórica e a figuração do antagonismo: lugares comuns da magia nas narrativas da Legenda Aurea.
Thalita Soares Claudino (Msranda/UFRJ)
Como e por que escrever uma história? O papel do monasticismo na escrita da história sobre a cruzada albigense (1209-1229).
11/12/2020
14h-16h (BRT) – Conferência 6 – Barbara H. Rosenwein (Emérita – Universidade Loyola, Chicago)
The Conflicted Image of Anger in the Middle Ages
16h30-16h45 (BRT) – Encerramento
Lançamento do livro e conversa com a autora
18h (BRT) – Barbara H. Rosenwein, Anger: The Conflicted History of an Emotion. Yale University Press, 2020.
https://zoom.us/j/97701618973
